Guarda Corpo Obra
Primeiramente o uso do Guarda Corpo Obra é obrigatório para qualquer tipo de obra que tenha riscos de quedas, tanto de trabalhadores como de materiais. De acordo com a NR 18 a obrigatoriedade começa no início dos serviços para concretagem da primeira laje, como poderá ver no item 18.9.4.2 na atualização da Norma Regulamentadora. Assim sendo falaremos um pouco sobre cada um dos tipos de Guarda Corpo Provisório.
Alvenaria Estrutural
A princípio a característica fundamental do sistema construtivo de Alvenaria Estrutural se baseia na união entre a estrutura e a vedação. Para isso são utilizados blocos específicos, de concreto ou cerâmicos. Assim sendo a NR 18 exige que nos trabalhos em altura seja providenciada a devida segurança com o uso de Sistema de Proteção Contra Quedas.
Desta maneira o tipo de guarda corpo utilizado durante é instalado em sua periferia, subindo juntamente com a vedação piso a piso. Geralmente são encontrados no mercado modelos de proteção de periferia para alvenaria estrutural com hastes de 3,70 metros até 6,00 metros para o encaixe dos quadros metálicos (guarda corpo) que podem ter dimensões diversas.
A fim de seguir corretamente as orientações da norma, e evitar problemas com a fiscalização, deve-se garantir o fechamento completo da periferia, inclusive dos cantos.
Tipos de Guarda Corpo para Alvenaria Estrutural
São dois os principais tipos de Guarda Corpo Obra para Alvenaria Estrutural, a saber:
- Guarda Corpo Metálico
- Guarda Corpo de Madeira
A norma NR 18 não especifica qual dos dois modelos deve-se usar, porém é cada vez maior o número de cidades onde está sendo proibido o uso da proteção de madeira, sendo possível apenas o uso da proteção metálica. Assim sendo busque informações juntamente com o órgão responsável em sua cidade ou região.
Alvenaria de Vedação ou Convencional
Outro sistema construtivo muito utilizado é de Alvenaria de Vedação ou Convencional. Neste sistema construtivo temos vigas, pilares e as lajes de concreto armado, e são eles que serão a estrutura em si da obra. Desta maneira não é necessário o fechamento da periferia durante a realização dos trabalhos, sendo possível no final da obra.
Assim sendo para este tipo de proteção é utilizado um guarda corpo específico. Além dos quadros metálicos utiliza-se também a escora metálica ajustável que fica instalada entre as lajes. Este sistema é muito seguro se bem instalado e projeto.
Também há a possibilidade de ser utilizado o guarda corpo de madeira, também sendo mantido até o final da obra conforme especificações da norma NR 18.
Este tipo de guarda corpo é muito utilizada em grandes obras como estádios, prédios altos, esplanadas, dentre outros.
Poço de Elevador
A segurança do poço de elevador requer uma atenção especial. Por ser pequeno, e geralmente está localizado no centro do pavimento, o poço de elevador costuma se transformar em um ponto cego dentro do canteiro de obras. Assim sendo sinalizá-lo e garantir a correta proteção contra quedas é obrigatória por norma.
Desta maneira pode-se usar o guarda corpo metálico, que fica fixado na própria laje, ou um guarda corpo de madeira. Seja qual for o material este tipo de proteção só deve ser retirada quando a alvenaria das paredes for concluída, e também a instalação dos próprios elevadores incluindo a porta.
Escadas
Todos os locais da obra precisam estar protegidos, principalmente aqueles onde um acidente por descuido pode ocorrer a qualquer momento. Portanto o vão de escadas e as próprias escadas precisam estar protegidas e sinalizadas.
Para tanto há o guarda corpo metálico para escadas, que podem ser utilizados com madeiramento. Este tipo de guarda corpo é fixado nos degraus da escada e formam um corrimão provisório. Após a instalação do corrimão permanente o mesmo pode ser removido.
Caixarias e Concretagem de Laje
Os trabalhos para montagem de caixarias, sejam para pilares, vigas ou para a confecção das lajes, também deve estar protegido com o uso de Guarda Corpo, segundo a NR 18.
De acordo com a norma toda a periferia perimetral necessita da proteção, incluindo áreas internas como poço de elevador e vão de escadas. Para isso deve-se utilizar até do guarda corpo a linha de vida horizontal.
Existem vários modelos e formatos para o guarda corpo perimetral. Existem desde modelos presos a própria caixaria como também outros que vão fixados em vigas, e até outros que possuem sua fixação a partir do pavimento inferior.
Estas proteções podem ser de metal ou madeira.
Vantagens e Desvantagens Tipos de Guarda Corpo
Cada um dos tipos de guarda corpo de obra, tanto o metálico como o de madeira, possui suas vantagens e também as desvantagens. Para quem for utilizar, ou pensa em projetar seu sistema de proteção coletiva contra quedas em altura, é bom saber a diferença no uso dos dois sistemas. Abaixo veremos um pouco mais sobre ambos.
Guarda Corpo Metálico - Vantagens
- Mais resistência
- Maior segurança
- Durabilidade prolongada
- Pode ser reutilizado em várias obras
- Rápida instalação e montagem
- Menor formação de detritos e entulhos de obra
Desvantagem
- Custo maior
- Armazenamento e transporte após uso
Guarda Corpo de Madeira - Vantagens
- Menor custo
- Não há necessidade de armazenamento
Desvantagem
- Menor segurança
- Menos resistência contra quedas
- Forma entulho
- Ecologicamente incorreto
Como visto o menor custo não representa melhor segurança. Ao contrário, o sistema de madeira pode ser mais barato mas gera menos confiança e segurança aos trabalhadores, assim como também possui o problema ecológico por ser tratar de árvores. Outro problema do guarda corpo de madeira é com seu descarte.
Já o guarda corpo provisório com quadros de metal é mais resistente, robusto, durável, sendo assim mais seguro. Além do mais é reutilizável, e tem facilidade na instalação e montagem. O desconforto seria com os custos bem maiores e também o fato de necessitar de local adequado para armazenagem, bem como o transporte do mesmo após o final das obras.
Regras finais para o uso do Guarda Corpo Obra
De acordo com a NR 18 qualquer tipo de proteção periférica contra quedas em altura só poderá ser retirada com o final dos trabalhos respectivos. Por exemplo, a proteção de periferia tanto para alvenaria estrutural como a convencional deverá ficar até o fechamento completo das paredes.
No caso da proteção de elevador a mesma só pode ser retirada após a finalização das paredes e a instalação das portas com o equipamento devidamente instalado.
O guarda corpo de escada deverá ficar até a instalação do corrimão permanente, assim como também o guarda corpo de periferia nas caixarias só poderá ser removido após a secagem das concretagens, e finalização da alvenaria ou instalação de guarda corpo permanente.
Maiores informações a respeito do uso de Guarda Corpo Obra consulte o que diz a NR 18. Se preferir entre em contato com nosso departamento comercial. Temos uma equipe preparada para sanar qualquer dúvida, além de fornecer um orçamento para qualquer tipo de proteção que use guarda corpo.
O Grupo IW8 também auxilia seus cliente no desenvolvimento de projetos de segurança para suas obras. Contamos com uma área de engenharia altamente qualificada que poderá analisar seus projetos, inclusive projetar equipamentos sob medida de acordo com a necessidade do cliente.